Voltar ao topo

O Autor

 

Adriano Gambarini é fotógrafo profissional desde 1991, autor e editor. Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Historia Natural da Terra e Espeleologia. Vencedor do Prêmio Comunique-se 2019, o "Oscar do Jornalismo Brasileiro" na Categoria Profissional da Imagem, notabilizou-se como um fotógrafo engajado em documentações sistemáticas de longo prazo em projetos conservacionistas e etnográficos. Autor fotográfico de dezenove livros, assina os textos de Cavernas no Brasil, A Origem do Homem e seus Deuses, CambojaVelho Chico,o RioCavernas no Brasil e Histórias de um Lobo foram finalistas do Prêmio Jabuti 2012 e 2013, o mais conceituado Prêmio de Literatura no Brasil. Documenta Projetos Conservacionistas e Expedições Científicas de ONGs como Word Wild Foundation (WWF), Conservation International (CI), Smithsonian Institute, The Nature Conservancy (TNC), Instituto Terra Brasilis e Instituto Mamirauá, além de Planos de Manejo de Unidades de Conservação em parceria com o ICMBio.

No campo etnográfico, seu trabalho como fotógrafo e produtor de documentários está associado a Planos de Gestão de Terras Indígenas na Amazonia e Mato Grosso. Trabalhou como fotógrafo still de cinema para documentário na Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, realizou coberturas jornalísticas na Tailândia, Camboja, Laos, China e Quirguistão. Foi colunista do site ambiental OECO, Conexão Planeta e EarthNews Terra, escrevendo artigos em tempo real durante inúmeras expedições científicas e antropológicas que já participou. Atua no mercado corporativo produzindo fotografias de empresas brasileiras e multinacionais para house organs, campanhas publicitárias e produtos correlacionados. 

Fotógrafo permanente da National Geographic Brasil por mais de 20 anos, já colaborou para as principais revistas do país (Veja, Caminhos da Terra, Horizonte Geográfico, IstoÉ, Terra da Gente) e internacionais (BBC Magazine, Outside, GEO Magazine), além de publicações técnicas e artigos científicos. Possui um dos mais diversificados fotoarquivos do mercado, com mais de 450 mil imagens do Brasil, Antártida e 50 países, com ênfase em biodiversidade, ecossistemas, cavernas, vida selvagem, modos de vida, cultura de grupos étnicos e arquitetura histórica. Espeleólogo e mergulhador desde 1988, documentou dezenas de expedições para exploração e mapeamento de cavernas secas e submersas. Tornou-se referência em fotografias de cavernas, produzindo as principais matérias para revistas e exposições fotográficas nas últimas décadas.

Editor de arte e fotografia em livros e exposições, ministra workshops e encontros fotográficos em viagens pelo Brasil e exterior. Trabalhou como especialista e fotógrafo em quatro viagens privativas ao redor do mundo, com as seguintes temáticas: "A Origem do Homem e seus Deuses", "Os grandes Impérios da Humanidade", "Africa" e "Civilizações Antigas". Três vezes palestrantes do TEDx, é frequentemente convidado a ministrar palestras sobre fotografia como forma de comunicação e interpretação das relações humanas com o ambiente. Em 2019, tornou-se o terceiro fotógrafo a participar do projeto cultural Gol Mostra Brasil com a exposição “Fauna Brasileira”, exposição realizada em toda a frota de aviões da Cia Aérea Gol.

No campo audiovisual, é produtor e diretor de fotografia em documentários. Seus mais recentes trabalhos foram: "GO KANDE - Guardiões das Águas", "Tutãra Itsik", “Mascreação - Técnicas tradicionais Indígenas” e “Arapaima – Redes Produtivas indígenas” (OPAN); "Lobos do Pardo" (Pro-Carnívoros)"Amazônia Pré-colonial" (Instituto Mamirauá); “Onça-pintada” (ICMBio/MMA); "Snail Kite" e "Bellbird" (Smithsonian Institute, Washington).

Foi produtor e roteirista da Série Histórias de um Fotógrafo, para Flix Channel da Rede Cinemark de cinema. Em 2023 foi coprodutor, roteirista e interlocutor na Série de TV “Rastro dos Bichos” selecionado no edital PRODAV TV’s Públicas 2018 a ser exibida em 2024 na EBC/TV Brasil.

 

Comentários

"The photographs are stunning, and very beautiful."
Photo Editor John Echave, National Geographic

"Adriano Gambarini's pictures capture the solemn beauty of Brazil's cave systems."
Photo Editor Wilma Simon - GEO Magazine

"Adriano is one of the most versatile and accurate of wildlife and wild lands photographers that I have worked with. When he takes pictures of animals you can see the biology as though in a textbook. When Adriano photographs people you see the world through their eyes, not his. When he photographs a landscape, you feel as though you were sitting in the middle of it."
James M. Dietz, Behavioral Ecologist and Conservation Biologist, University of Maryland, EUA.

"Adriano knows the spirit and practice of science in the field. His intuition for the right moment and the right content is remarkable. With the same camera he can capture the structural majesty of a blackened cave, the spirit of the researchers, and the struggle of the indigenous people of the area. I greatly admire his eye and his dedication."
Walter Hartwig, Paleontologist, Ph.D. – California, EUA.

"The slides are fantastic."
Photo Editor Miranda Haines, Geographical Magazine