Documentários ambientais e indigenistas produzidos em todas as regiões e biomas brasileiros, notadamente na Amazonia onde o autor trabalha há 30 anos, além de diversos países africanos e asiáticos. Fotógrafo e documentarista há 33 anos, Adriano Augusto Gambarini atua na produção e direção de documentários relacionados à biodiversidade brasileira, cultura e tradições de povos tradicionais. Com o mesmo rigor de qualidade, ética e respeito à temática abordada, já produziu documentários para Smithsonian Institute, WWF Brasil, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, FUNAI, Instituto Pró-Carnívoros, Instituto Mamirauá e Operação Amazonia Nativa (OPAN).
Em 1999, a Associação Copaíba foi fundada com o intuito de restaurar a Mata Atlântica na região da cidade de Socorro, SP. Ao longo dos anos ganhou a adesão de voluntários e de outras organizações, ampliando sua atuação e impacto, agregou membros e colaboradores. O vídeo descreve a trajetória da Instituição, suas conquistas, desafios e esperança em restaurar este tão importante bioma chamado Mata Atlântica. Produção: AGImagem. Direção e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Ligia Soares. Edição: Gulherme Gnomo e Gabrielle Curi.
Duração: 8:45. Português.
A África é um dos continentes mais importantes do planeta. Por sua história natural e cultural multi-étnica. Adriano Augusto Gambarini trabalha há 10 anos em diversos países, documentando sua natureza forte e intensa, seus povos com tantas tradições, religiões e modos de vida distintos. Uma homenagem a este fascinante continente por ainda ser totalmente descoberto. Produção: AG Imagem. Edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 1:44. Sem narração.
O Grupo Pierre Martin de Espeleologia, fundado em 1987, é um dos grupos mais atuantes na prospecção, mapeamento e trabalhos multidisciplinares em cavernas brasileiras. Possui uma atuação significativa no Parque Estadual Intervales, notadamente nas cavernas que compõem o Sistema Paiva. Produção: AG Imagem. Edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Ericson Cernawsky Igual. Equipe de apoio: GPME.
Duração: 3:00. Português.
O Projeto Jaguaretê, coordenado pelo pesquisador Emiliano Ramalho do Instituto Mamirauá, é o primeiro projeto de pesquisa de longo prazo no Bioma Amazônico. Suas descobertas revelaram fatos inéditos sobre o comportamento das onças-pintadas na região. Produção: AG Imagem. Narração: Adele Santelli. Edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 1:00. Legendas em inglês.
Tutãra é nome indígena para uma concha bivalve que só ocorre no Rio Arinos, na Amazonia. O Povo Indígena Rikbatksa há muitas gerações usam a concha para produção de um artesanato sagrado para sua cultura. A tradição da coleta nas aguas do rio e a confecção do colar vem sendo passada pelas mulheres há séculos. Um patrimônio imaterial da humanidade. Narrado pelos indígenas. Produção: AG Imagem e OPAN. Roteiro, direção e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Aguinaldo Matos.
Duração: 6:25. Português.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça, no sertão baiano, é uma das principais áreas de conservação da caatinga. Com comunidades tradicionais que habitam há séculos na região e vivem de atividades de subsistência, o documentário traz um comovente relato do povo sertanejo, seus modos de vida, sonhos e esperanças. Produção: AG Imagem. Direção, edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Claudia Campos. Som direto: Ubiratan Ávila. Trilha Sonora: Banda de pífanos de Canudos Velha.
Duração: 9:15. Português.
O Povo Indígena Tenharim, de Rondônia, tem suas terras vizinhas ao Parque Nacional dos Campos Amazônicos, que são anualmente afetadas por queimadas não naturais. O documentário descreve, na voz dos próprios indígenas, como o trabalho de manejo do fogo, em parceria com o PREVFOGO, do ICMBio, está evitando que as queimadas afetem suas terras e entorno. Produção: OPAN. Direção, edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 5:50. Português.
O Programa Monitora do ICMBio completou 10 anos em 2024. Busca fortalecer o diálogo em torno das questões ambientais, com base no compartilhamento de informações e na formulação de questões, envolvendo pesquisadores, gestores das áreas e das comunidades. Adriano Augusto Gambarini produziu este documentário em comemoração ao Programa, mostrando os diversos trabalhos realizados nos biomas brasileiros. Produção: AG Imagem. Direção e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Rachel Acosta. Edição: Aguinaldo Matos.
Duração: 4:30. Legendas em inglês.
Documentário sobre a história dos lobos-guará na Serra do Caraça, como parte do Projeto "Observação do lobo-guará como ferramenta de Conservação". O projeto é realizado pela RPPN Santuário do Caraça, Instituto Pró-carnívoros e tem acompanhamento do CENAP/ICMBio. Adriano Gambarini produziu o material ao longo de 4 expedições, que traz a trajetória de observação dos animais pelos padres do mosteiro e o trabalho de conscientização dos visitantes do Santuário através da famosa "Hora do Lobo". Além das recentes pesquisas realizadas para levantamento do status de conservação da espécie na região. Produção: AG Imagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Aguinaldo Matos. Narração: Douglas Henrique da Silva.
Duração: 19:00. Legendas em português.
O Grupo de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Instituto Mamirauá realiza, desde 2018, expedições de captura para pesquisa do boto-vermelho (Inia geoffrensis), com a missão de conhecer a espécie, a saúde dos animais e seu estado de conservação. As atividades começaram no rio Tapajós e atualmente estão concentradas na Reserva Sustentável Amanã e no lago Tefé. Adriano Augusto Gambarini acompanha todas as campanhas de captura, documentando-as sistematicamente em fotos e vídeos. Produção: AGImagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Aguinaldo Matos
Duração: 12:55"- Legendas em inglês.
Documentário produzido para Smithsonian Channel. Ao longo de quatro expedições, Adriano Augusto Gambarini acompanhou e documentou todo o trabalho de construção e instalação das passagens aéreas de fauna, a relação baseada na confiança entre os pesquisadores e os indígenas, até a chegada bem-sucedida do primeiro macaco, sagrado para os indígenas, a utilizar as passarelas. Um marco no trabalho de minimizar o impacto da BR 174 sobre a fauna existente na Terra Indígena Waimiri-atroari. Produção: Gamba Imagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Aguinaldo Matos.
Duração: 22:00. Inglês.
Documentário sobre o Rio Juruena, na Amazonia, e sua importância para os povos indígenas da região. Um relato emocional sobre a importância do Rio e seus afluentes para a história e ancestralidade destes povos, e os riscos ambientais e sócio-culturais que vivem em decorrência da construção de hidrelétricas e avanço de atividades de agricultura extensiva. Produção: Gamba Imagem. Edição e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Tipuici Manoki. Música: Victor Batista. Texto: Laís Duarte.
Duração: 9:38''. Legendas em inglês.
Documentário sobre a restauração do Cerrado Baiano. O projeto visa o trabalho com comunidades tradicionais na coleta de sementes de árvores nativas no oeste do Estado da Bahia para produção de mudas e reflorestamento de áreas degradadas. Produção: Gamba Imagem. Edição e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 4:28''. Português.
Video que retrata a rotina do povo indígena Katukina, na Amazonia. Um povo parcialmente isolado, vivendo com seus modos de vida simples e de subsistência, resistindo da forma que conseguem ante o avanço e influência dos brancos. Produção: Gamba Imagem. Edição e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 3:28". Sem narração.
Documentário sobre o Projeto Lobos do Pardo. A equipe do Instituto Pró-Carnívoros trabalha no levantamento da população de lobo-guará na região do Rio Pardo, interior de São Paulo. Apresenta os trabalhos de captura de indivíduos para marcação com radio transmissores, avaliação da saúde dos animais, assim como um diagnóstico da situação ecológica da espécie em áreas com grande desenvolvimento agropecuário. Narração: Juliana Camargo. Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Duane Cartaxo. Produção: Gamba Imagem.
Duração: 9:40". Português.
Documentário sobre o Povo Rikbaktsa e a produção do colar de conchas encontradas apenas no Rio Arinos, Amazonia. Uma tradição milenar passada ao longo de gerações. Vivem o risco eminente da enorme perda ambiental e cultural ante a possibilidade da construção da hidrelétrica Castanheira. Narração: Lais Duarte. Produção: AG Imagem. Edição e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 5:30". Legendas em inglês.
Video em homenagem ao Dia da Terra. Imagens dos cinco continentes. Edição e cinematografia: Adriano Augusto Gambarini.
Duração: 2:00. Sem narração e legendas.
Primeira e única documentação em video sobre a nova espécie de primata descoberto às margens do Rio Roosevelt, norte do Mato Grosso, e descrito cientificamente durante 4 anos. Bioma Amazônico. 2015.
Duração: 01 min. Português
Documentário sobre o povo indígena Apiaká, norte do Mato Grosso, e as recentes descobertas arqueológicas na região. Considerada uma das etnias mais populosas do Brasil, sua área original era conhecida como Reino dos Apiaká. Atualmente buscam reconquistar suas terras. Um relato sensível sobre a trajetória de um povo resistente ao avanço trágico dos brancos sobre suas terras e costumes. Produção: Gamba Imagem. Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Bruno Greco.
Duração: 10:55". Português.
Documentário produzido para ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, sobre onça-pintada, nomeada Símbolo da Biodiversidade Brasileira. Produção: AGImagem. Edição e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Narração: Laís Duarte.
Duração: 4:11". Legendado em inglês.
Documentário sobre a pioneira pesquisa de Alex Jahn com a ecologia e a migração da rara Araponga (Procnias nudicollis), na Reserva Pro Mata, Rio Grande do Sul. Produzido para o Instituto Smithsonian, Washington, EUA, 2017. Produção: Gamba Imagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Duane Cartaxo.
Duração: 6:46". Inglês.
Documentário sobre pesquisas arqueológicas na Amazônia. Escavações e entrevistas com arqueólogos sobre as recentes descobertas de cerâmicas que datam entre 2000 e 3000 anos atrás. RDS Amanã, Amazonas, 2017. Produzido para Instituto Mamirauá. Produção: Gamba Imagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Duane Cartaxo.
Duração: 7:50". Português.
Video sobre a pesca artesanal dos Indios Nambikwara no Rio Buriti, que confeccionam suas próprias máscaras e arpões. Uma tradição ameaçada pelos projetos de hidrelétricas em diversos rios na Bacia do Rio Juruena, Mato Grosso, 2017.
Duração: 2:30". Legendado.
Documentário sobre as técnicas tradicionais de pesca com mergulho, dos povos da bacia do Rio Juruena, MT. Uma tradição de quase quatro décadas realizada pelos povos Nambikwara, Manoki e Pareci, nos rios afluentes do Juruena. 2018.
Duração: 13:00. Português.
Documentário sobre as escavações arqueológicas realizadas sob coordenação da pesquisadora Márjorie Lima, na Comunidade Boa Esperança, RDS Amanã, Amazonas. Produzido para o Instituto Mamirauá. Produção: Gamba Imagem. Direção e Cinematografia: Adriano Augusto Gambarini. Edição: Duane Cartaxo.
Duração: 5:18". Português.
Documentário sobre o trabalho do pesquisador Alex Jahn com migração e comportamento do gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), na Estação Ecológica do Taim, RS. Produzido para o Smithsonian Institute, 2017.
Duração: 7:00. Inglês.